- Back to Home »
- Ser trainee ou não ser (...)
Posted by : Executive Consultoria Jr
terça-feira, 1 de março de 2011
Por Kelly Muramatsu*
Ser trainee de uma empresa hoje é um passo muito procurado por estudantes de curso superior, mas o que vem a ser um trainee?
Trainee vem do inglês training e quer dizer treinamento. Empresas procuram jovens recém-formados ou que tenham até 2 anos de formação em qualquer área, para um programa que dura, em média, 2 anos.
O programa procura por jovens talentos para a empresa com o desenvolvimento incentivado, já que o trainee passa por várias áreas / departamentos, independente do curso de formação, participando de diferentes projetos e em alguns casos lidera o projeto.
As empresas gostam dos estudantes por ainda não terem vícios, pois acabaram de se formar ou estão no último ano e têm mais conhecimento do que o aluno que está no 1º ou 2º ano da faculdade, e assim podem ser treinados conforme o perfil da empresa, seguindo um padrão de atuação e informação.
O programa de trainee é diferente do programa de estágio porque ao final formam-se profissionais capazes de assumir cargos de liderança com capacidade de gerar resultados, de trabalhar em equipe, de liderança, de iniciativa, de dinamismo, de empreendedorismo e de criatividade.
O período para inscrição nesse programas, normalmente, é agora no final do ano e o processo de seleção conta com pelo menos 5 etapas: seleção de currículos, testes online, dinâmicas em grupo, entrevista com o departamento de RH e entrevista diretamente com os gestores das áreas.