Posted by : Executive Consultoria Jr segunda-feira, 11 de abril de 2011

...saiba o que a Empresa Junior pode fazer por você!

A vida universitária de Lucas Bevilacqua se divide em duas partes bem diferentes. No período da noite, assiste às aulas do 3° ano de Economia da PUC-SP e, durante a tarde, assume um cargo de gestão e tem a oportunidade de usar na prática tudo que aprendeu em sala de aula. Lucas é o gerente comercial da PUC Jr, consultoria gerenciada apenas por alunos da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuárias (FEA) da universidade.

foto arquivo pessoal


Segundo o futuro economista, a participação nas atividades desenvolvidas pela Empresa Júnior colabora tanto com seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. “São delegadas atividades, há cobrança, temos que respeitar hierarquias e padrões como os de uma empresa normal. Com isso, aprendi a me comunicar com o público, me organizar melhor e programar meu dia.”


Mercado de Trabalho


Normalmente, os candidatos que participaram de Empresa Junior durante a graduação ficam mais preparados para ingressar no mercado de trabalho porque desenvolvem habilidades e passam por um importante processo de autoconhecimento. “Eu era muito ansioso, impaciente. Trabalhando na PUC Jr, vi na prática meus defeitos e qualidades, pude me conhecer melhor”, conta Lucas.


Segundo Halina Matos, consultora da CDT (Cia de Talentos Desenvolvimento), essa atividade, assim como fazer intercâmbio, iniciação científica ou monitoria na universidade, é uma experiência muito rica para o amadurecimento. “O estudante tem contato com clientes reais, problemas reais e tem de administrar várias tarefas e responsabilidades ao mesmo tempo”, justifica.


Porém, não pense que só um título de presidente da consultoria júnior da faculdade irá render bons resultados em uma seleção. Halina ressalta que a participação em Empresas Juniores só pesa em um processo seletivo se o canditado demonstrar que de fato conseguiu desenvolver competências. “As atividades realizadas durante a graduação não devem fazer parte de uma check list, não é uma coisa matemática. Os avaliadores têm que perceber que o estudante teve um aprendizado.”


Serviço garantido


Por outro lado, para as empresas, as consultorias feitas por Juniores são uma opção mais barata do que a praticada no mercado e, além disso, contam com a energia e criatividade de jovens universitários. A credibilidade do serviço é garantida pela orientação sempre atenta de professores que colaboram com o desenvolvimento dos projetos e na tomada de decisões.

Segundo Elisabete Adami, coordenadora do curso de Administração da PUC-SP, a A PUC Jr. imita o funcionamento de uma empresa convencional e, por isso, colabora com o processo de aprendizagem. “Os alunos têm que se virar sozinhos, tomar decisões importantes e aprender a trabalhar em equipe.”, afirma.


por Ana Luiza Jimenez

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -