Posted by : Executive Consultoria Jr segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oportunidade
Empresas buscam apoio de profissionais para solucionar problemas do negócio

O reaquecimento da economia e a competitividade empresarial estão refletindo diretamente no mercado de atuação deconsultores. Capacitados para diagnosticar problemas e estimular o desenvolvimento das potencialidades do negócio, a buscapor consultores tem crescido e a demanda tem sido maior que a oferta de profissionais.

Para quem quer ingressar nesse ramo o cenário é propício. Francisco Nunes, consultor sênior do Sebrae Paraíba, entidade que apóia micro e pequenas empresas, explica que existem basicamente dois perfis de profissionais. Segundo o consultor há o especialista, aquele que adquire a chamada expertise numa área e só atua nela e o generalista que pode auxiliar em todos os setores da empresa. "Quem tem uma clientela formada por micro e pequenas empresas precisa ser generalista, visto que não há orçamento para pagar por consultorias especializadas. Já os que atuam com médias e grandes empresas ou empresas públicas podem oferecer serviço especializado", explica Francisco.

Ainda conforme o consultor, o profissional para exercer a consultoria precisa ter experiência vivencial, boas referências, fluência verbal, facilidade de comunicação além de uma postura ética. " O mercado paraibano está crescendo e tem evoluído a partir da própria mudança no perfil dos empreendedores. Se comparado a uma ou duas décadas, veremos que é muito maior o nível de instrução e com isso existe mais consciência sobre o papel do consultor, valorizando ainda mais esse trabalho", analisa Francisco.

Com essa visão, a empreendedora Marta Gerusa investiu em reforma, novo layout e triplicou a capacidade de atendimento da sua lanchonete. A partir de consultorias viabilizadas pelo Sebrae Paraíba, recebeu o apoio que precisava para encarar três meses de reforma e capacitar mão-de-obra. "Todas as dúvidas eram solucionadas junto aos consultores, que conseguiam captar detalhes que passavam despercebidos por nós", afirma Marta.

Melhorias na marca, painéis mais modernos e a oferta de refeições, dentro de uma das maiores redes de supermercados da cidade, foram o resultado de três meses com o caixa fechado, lidando com obras e reformas gerenciais. A lanchonete acabou virando modelo para levar as outras lojas que funcionam no local a adotarem padrões mais arrojados de atendimento.

Apoio- Além das instituições de fomento, como o Sebrae, que oferecem consultoria empresarial para apoiar o desenvolvimento e aumentar a competitividade das empresas-clientes, existe um mercado promissor entre empresas privadas. Estas oferecem serviços de consultoria por conta própria e atendem clientes dos mais variados portes, inclusive em outros Estados do país.

O administrador de empresas Jairo Pontes há dez anos atua como consultor e já abriu uma filial em Pernambuco. No Estado vizinho sua empresa atende basicamente empresas de grande porte. Aqui na Paraíba, atendendo micro e pequenas empresas, Jairo percebe a necessidade de novos profissionais. Para o consulto,r um bom início podem ser as empresas júniors das Universidades. "Comecei na primeira Empresa Jr. da faculdade onde adquiri experiências e vivências para colocar em prática o conhecimento teórico", lembra Jairo.


Por Talitha Barbosa

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -