Posted by : Executive Consultoria Jr quinta-feira, 5 de maio de 2011



Longe vão os tempos em que saber manter "o segredo como a alma do negócio" significava permanecer com a empresa de portas fechadas ao mundo, trabalhando e inovando internamente, sem prestar grande atenção aoutputs e players externos. Hoje sabemos como esse conceito está ultrapassado. Aliás, uma empresa que mantenha esta filosofia, tem a sua esperança média de vida muito reduzida.

O mercado – e nele incluímos não só clientes, mas também fornecedores, investidores e, até, concorrentes – é agora uma massa crítica para qualquer empresa que se queira manter competitiva. É aliás, ele mesmo “o segredo do negócio, sendo que, um olhar clínico e atento sobre os outputs externos pode mesmo ditar o sucesso de uma empresa.


No artigo de hoje, pretende-se falar um pouco sobre a importância que as parcerias desempenham nas organizações, e como estas devem ser consideradas em qualquer estratégia empresarial.


Uma parceria estratégica é uma ligação estabelecida entre duas partes, sendo que existe entre elas uma troca mútua de benefícios e em que, o objectivo final, é que o resultado de ligação entre as duas seja maior ou melhor do que o conseguido individualmente.


Independentemente da área de negócio, o vector de parcerias deve ser sempre considerado, sobretudo no caso das PME’s.

Regra geral, quando é que uma parceria deve ser feita?
· Os concorrentes estão unidos por alianças e a nossa empresa ainda não;
· Estamos insatisfeitos com os resultados da nossa parceria actual;
· Acreditamos precisar de mais parceiros para vencer os desafios do futuro;
· Necessitamos de ganhar massa crítica para ter sucesso no mercado;
· Necessitamos de possuir novas competências e não tem recursos internos suficientes para a desenvolver.


Numa era em que a circulação de informação está massificada e não é mais unidireccional (facto que acontecia com as estruturas de meios de comunicação tradicionais como a TV ou a imprensa escrita) é cada vez mais difícil ser-se competitivo – pelo que a união faz, definitivamente, a força. Por isso, se concluíram que a vossa empresa necessita de estabelecer/renovar uma ou várias parcerias, planeiem e concretizem. Na hora de estabelecer uma parceria sejam íntegros - pressupõe-se que esta seja uma relação de longa duração, pelo que deve ser alicerçada em valores como a confiança e honestidade.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -