Posted by : Executive Consultoria Jr sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por definição, empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos com fins exclusivamente educativos, formada por alunos do ensino superior. Essas empresas estão ligadas diretamente a pelo menos um curso de uma faculdade. 

O Objetivo de uma EJ é permitir que os alunos ponham em prática os conhecimentos que adquiriram na faculdade, assim ganhando experiência. Ja que o trabalho é realizado por estudantes, ele deve ser orientado por um professor tutor na área de aplicação, assegurando a legitimidade do serviço prestado, a atuação dos empresários juniores é para valer, prestam consultoria reais a qualquer tipo de empresa, seja micro, media ou grande empresa, e estão sujeitos a todos os processos de um projeto comum.



Infelizmente, durante a passagem pela faculdade muitos universitários não sabem se quer o que é uma empresa júnior, algo que pode ser o grande diferencial na sua formação e na sua carreira. Entenda um pouco mais das vantagens e desvantagens de uma empresa júnior

Vantagens

  • O aluno realmente compreende o funcionamento e a atuação de uma companhia e tem a oportunidade de definir o que realmente quer.
  • Assume cargos de liderança, com visão e responsabilidades globais sobre a empresa, aguçando suas oportunidades de empreender.
  • Faz contato com micro e pequenos empreendedores e aprende como é o processo e aprende na prática.
  • Pratica dos conhecimentos teóricos aprendidos nas salas de aula.
  • Desenvolve sua rede de contatos e o relacionamento com todos os interessados em potencial na empresa júnior, além de abrir várias oportunidades em sua carreira.
  • Aprende a técnica da profissão a partir do desenvolvimento de projetos, da necessidade de realizar análises setoriais e de fazer planos de negócios.
  • Tem a oportunidade de se tornar empreendedor já que os universitários têm autonomia para gerir como se a empresa fosse deles, apenas com orientação dos professores.



Desvantagens

  • Ma grande maioria das empresas júnior o estudante trabalha sem receber salário, e, em muitos casos, quando recebe o valor é apenas uma ajuda de custo.
  • Tempo, aconselhas as tarefas extras, matérias da universidade e dedicação a empresa júnior é um dos principais desafios, o que não é necessariamente algo ruim ja que o profissional terá dificuldades semelhantes depois de formado.

As vantagens, sem dúvida, superam as desvantagens. Afinal, ganhar experiência, confiança, aprender a se portar em uma empresa, e ainda dentro da própria universidade, é muito vantajoso para um estudante de qualquer área.



Dica enviada por Ranielson Dantas

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -