Posted by : Executive Consultoria Jr sexta-feira, 5 de abril de 2013

A produção industrial registrou queda em fevereiro ante janeiro em 11 dos 14 locais investigados na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda mais acentuada ocorreu em Minas Gerais (-11,1%), após expansão de 1,5% no mês anterior. Outros recuos foram verificados na Bahia (-3,7%), no Ceará (-3,2%), em Pernambuco (-3,2%), no Pará (-2,5%), Paraná (-2,2%), na Região Nordeste (-2,0%), no Espírito Santo (-1,8%), Rio de Janeiro (-1,5%) e Amazonas (-1,2%). Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve queda de 0,5%. No mesmo período, no total nacional, a indústria registrou retração de 2,5%.

Na direção oposta, houve aumento na produção em Goiás (5,0%), no Rio Grande do Sul (2,1%) e em Santa Catarina (0,4%). 12 meses A produção industrial registrou queda em 10 dos 14 locais pesquisados em fevereiro em relação a fevereiro de 2012, segundo o IBGE. Nesse mesmo tipo de comparação, o total da produção nacional teve recuo de 3,2%. As taxas negativas mais intensas foram observadas no Espírito Santo (-13,4%), Minas Gerais (-9,8%) e Pará (-7,2%).

No Espírito Santo, a indústria foi prejudicada pelo comportamento negativo dos setores de metalurgia básica (lingotes, blocos, tarugos ou placas de aços ao carbono) e alimentos e bebidas (produtos embutidos de carnes de suínos e bombons). Em Minas, puxaram a queda as atividades de veículos automotores (automóveis), metalurgia básica e indústrias extrativas (minérios de ferro). No Pará, houve influência negativa das indústrias extrativas (minérios de ferro e minérios de alumínio) e celulose, papel e produtos de papel (celulose).

Outros resultados negativos foram verificados em Pernambuco (-6,0%), Paraná (-5,5%), Região Nordeste (-4,1%), Santa Catarina (-3,3%), Amazonas (-3,2%), Bahia (-2,2%) e São Paulo (-0,8%). Na direção contrária, tiveram expansão na produção, em fevereiro ante fevereiro de 2012, Goiás (9,1%), Rio de Janeiro (3,6%), Rio Grande do Sul (2,0%) e Ceará (0,9%).

Fonte: Jornal o estadão

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -