Posted by : Unknown sexta-feira, 7 de junho de 2013

O setor do turismo teve um crescimento de 13,1% no faturamento em 2012 na comparação com o ano anterior, divulgou nesta quinta-feira (6) o Ministério do Turismo. Para 2013, a expectativa é de expansão menor, para 7,5%. Um indicador dessa desaceleração é a evolução do quadro de funcionários, que avançou 4,1% em 2012. Para 2013, a expectativa de alta é de 3%.
Os dados são da 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A entidade consultou as 80 maiores empresas do setor, que respondem por 22% do PIB do turismo.
De acordo com coordenador do Núcleo de Turismo da FGV, Luiz Gustavo Barbosa, o setor é geralmente conservador em suas estimativas, por isso uma expectativa de crescimento menor neste ano, apesar de eventos como a Copa das Confederações.
O levantamento também apontou uma inflação de 9,6% nos preços do setor, mais alta do que a inflação oficial de 5,84% apurada pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Já os custos avançaram 12% no ano passado.
Para 2013, a expectativa é de alta de 3,8% nos preços praticados pelo setor. Já a expectativa de inflação oficial é 5,2%, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os custos devem aumentar 4,7% no período.
De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, "o levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos".

INVESTIMENTO

A pesquisa aponta que todas as empresas pretendem investir em 2013, sendo que essa aplicação corresponderá, em média, a 13,3% do faturamento.
Isso significa algo em torno de R$ 7 bilhões, avaliou o coordenador da pesquisa na FGV, Luiz Gustavo Barbosa. O economista da FGV apontou algumas das razões para as "expectativas otimistas em relação à expansão de negócios". Entre elas estão a retomada do crescimento da economia brasileira, a estabilidade econômica e o aumento de demanda por viagens da nova classe média.

MEDIDAS

O Ministério do Turismo prometeu anunciar em breve uma série de medidas para estimular o setor. As medidas afetariam tanto a demanda quanto a oferta, explicou o ministro Gastão Vieira. "Para resolver o problema da oferta, abrimos linha em bancos oficiais para hotéis", citou Vieira.

Além disso, a pasta pretende abrir uma linha dentro do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para que pequenos estabelecimentos possam "se ampliar e se modernizar", disse.
Na outra ponta, o Ministério também pretende "estimular o brasileiro a fazer turismo". Para tanto, no início de julho será anunciado o Viaja Mais Melhor Idade.

O programa disponibilizará uma linha de crédito para idosos na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Os recursos, que poderão ser pagos em até 48 prestações, servirão para compra de pacotes turísticos de operadoras privadas. Além disso, o Ministério estuda um projeto semelhante para os jovens e para trabalhadores. Este último em consonância com o Ministério do Trabalho, já "está em estudo desde o ano passado".
"Essas medidas vão fazer efeito a médio prazo em um mercado que está aquecido e oferece oportunidade desde já", completou Vieira.

Fonte: Folhaonline.com

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -