Posted by : Executive Consultoria Jr sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mesmo com a bolsa de valores brasileira derretendo, a Americas Trading System Brasil(ATS Brasil) entrou na semana passada com pedido de licença na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar como bolsa de valores no país. Enquanto aguarda o sinal verde do órgão regulador, a empresa já mostra seu diferencial: pode representar uma alternativa, via mercado de ações, para as pequenas e médias empresas (PMEs) se financiarem.
O presidente da ATS, Alan Gandelman, afirmou à Agência Estado que apoia as iniciativas para impulsionar a entrada das PMEs no mercado acionário, por considerar que o Brasil tem um número de empresas listadas muito aquém do potencial de sua economia - até maio eram 456 na BM&F Bovespa. No entanto, frisou que a prioridade inicial é montar a nova bolsa. “
Indicadores da NYSE EuronextEle lembrou que a Nyse Euronext – líder global em operações financeiras, sendo responsável pelas bolsas de Nova York e Paris, entre outras, sócia com 20% da sociedade, já trabalha com esse mercado PME na Europa e tem tecnologia e conhecimento para implantar o modelo no Brasil. "A partir do momento que a gente existir como bolsa, vai olhar isso. Mas temos deveres de casa a fazer antes"”, afirmou Gandelman.
A brasileira Americas Trading Group (ATG) é a sócia principal, com 80% da nova bolsa. A Nyse e a ATG anunciaram sua intenção de criar uma plataforma de negociação de ativos em bolsa no Brasil em novembro do ano passado. O objetivo era desenvolver uma central de liquidez para o mercado brasileiro, mas elas garantiram que não tinham a intenção de roubar participação da BM&F Bovespa, e sim agregar novas opções de investimentos ao mercado nacional, elevando sua liquidez. Na ocasião, elas destacaram que a nova plataforma de negociação teria como meta chegar ao final de 2014 com 10% a 15% de participação no mercado de capitais brasileiro.
A Nyse Euronext anunciou em maio a abertura da EnterNext, seu mercado para esse segmento PME. Em meio à crise na Europa, a EnterNext foi criada para ajudar a capitalizar e desenvolver as PMEs europeias com atuação local ou internacional. Questionado sobre o interesse em criar algo parecido no Brasil. Dedicada a empresas com capital inferior a 1 bilhão de euros, a EnterNext já nasce com mais de 750 pequenas e médias empresas. Elas estão listadas na Euronext, baseada em Amsterdã, e na Alternext, outra plataforma da Nyse que reúne emissoras de pequeno porte.
A proposta da EnterNext é criar um modelo de listagem adaptado às necessidades das PMES. Além de atrair investidores e criar opções de financiamento alternativas, a bolsa pretende prestar serviços específicos, como o desenvolvimento da estratégia de marketing dessas empresas. Na época do anúncio, o presidente da Nyse Euronext, Dominique Cerutti, afirmou que a criação da EnterNext seguia apelos do presidente da França, François Hollande, pela oferta de novas fontes de financiamento às PMEs.
Setor - O incentivo ao mercado de acesso vem sendo debatido com mais força no Brasil desde o ano passado. A BM&FBovespa detém o monopólio do setor de bolsas no Brasil e busca soluções para o setor juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a CVM.
O presidente da Bovespa, Edemir Pinto, apresentou neste mês ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, proposta que prevê isenção fiscal sobre o imposto de renda incidente em ganhos de capital do investidor nesse segmento (hoje a alíquota para pessoa física é de 15%). A Bolsa tenta fazer deslanchar o Bovespa Mais, segmento de acesso criado há oito anos que tem apenas quatro empresas listadas: Nutriplant, Desenvix, Senior Solution e Nortec Química. 
(com Estadão Contéudo)

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -