- Back to Home »
- administração , Dica , fique por dentro »
- As novidades da ABNT
Posted by : Executive Consultoria Jr
sábado, 7 de abril de 2012
Dicas para Monografia/TCC
Ainda que sejam “opcionais” (de acordo com o regulamento interno de cada instituição), as atualizações e novidades mostradas aqui são interessantes, e você pode discuti-las com o seu orientador, para implementá-las ou não na sua monografia/tcc.
Novidades ABNT
a) Uso de papel reciclado e impressão
b) Numeração progressiva
“A numeração progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou sublinhado e outros, no sumário e, de forma idêntica, no texto”. (ABNT NBR 6024).
Ou seja, para cada abertura de seção/capítulo, no sumário e no decorrer do texto, destaque sempre a paginação do documento. É um processo simples e permite uma melhor visualização e leitura do TCC; além de melhorar a estética do trabalho (na minha opinião).
c) Citação de Twitter
Mas cuidado! Sempre, eu disse sempre, filtre as informações e nunca aceite como verdade qualquer conceito encontrado na rede social. É preciso bom senso na hora de citar um tweet em uma monografia.
Caso você tenha certeza de que quer usar este método, a citação do tuíte é bem fácil, nada fora do que já estamos acostumados. Veja a seguir o modelo:
Último nome, primeiro nome. (nome da arroba). “o tweet completo”. Data, Horário. Tweet.
Exemplo:
SUPERINTERESSANTE, Revista. (revistasuper). “Cuidado: Tédio pode matar migre.me/88THy”. 2 de Março de 2012, 16:40. Tweet.
Não há normas brasileiras para este tipo de citação, mas a faculdade pode optar por utilizá-la. Se você achou interessante, converse com o seu orientador; é ele quem, indiretamente, aprovará a ideia na sua monografia, ou até mesmo no regulamento interno da faculdade.
Por enquanto é só. Esperamos que as novidades sejam úteis e bem utilizadas por todos vocês. Qualquer dúvida, mantemo-nos à disposição nos comentários abaixo. Comentem conosco, caso a sua instituição já utilize essas ou outras regras diferentes das mencionadas por aqui.
FONTE: SobreAdministração