- Back to Home »
- curiosidade , fique por dentro »
- Mapas mentais
Posted by : Executive Consultoria Jr
sábado, 7 de abril de 2012
Uma ótima ferramenta para os estudantes
Desenvolvido por Tony Buzan, o mapa mental é um tipo de diagrama onde se registram diversas atribuições, como tarefas, conceitos, problemas etc., todos ligados a uma ideia central ou a uma palavra-chave. Isto permite a você ter uma visão geral dos principais pontos de uma ideia, além de organizar a informação de uma forma que seja natural para o entendimento do seu cérebro e de fácil memorização, uma vez que você monta o seu mapa mental de acordo com a sua forma de organizar a informação durante os estudos.
A forma do mapa mental possui:
- Um ponto central onde fica registrada a ideia a se trabalhar;
- Ligado ao ponto central estão ramos maiores com outras idéias originadas no ponto central;
- Cada ramo que se origina do ramo central pode criar novos ramos menores, com mais informações;
- Depois de desenvolvido os ramos, pode-se linkar os ramos que possuem relação direta.
Apesar de parecer um pouco confusa a explicação, na verdade o processo de criação de um mapa mental é muito simples. Vou ilustrar abaixo a criação de um mapa mental bem simples, onde ficará claro este processo.
Através de um software específico para criar mapas mentais, ou mesmo com um papel e uma caneta é possível esquematizar o mapa que irá guiá-lo em seu estudo. Da seguinte forma:
Inicialmente coloca-se no centro de uma folha em branco a ideia principal da matéria que você está estudando, por exemplo, assim:
Agora você começa a criar os ramos maiores e os sub-ramos, com maiores informações sobre a ideia que se originou:
Agora você coloca toda a informação que vem a sua mente sobre a informação, seguindo os passos anteriores e criando outros ramos organizados:
Por fim você pode linkar as informações que achar que podem se associar, isto ajudará a ver a relação entre as idéias. Tome cuidado para não bagunçar o seu mapa mental com as ligações.
O importante é você não apenas deixar suas ideias fluírem, como também sua criatividade. Se gosta de desenhar, faça desenhos relacionados à informação, crie links entre as informações e sempre exponha as informações que achar necessário, por mais que seu mapa possa parecer desordenado para outra pessoa, o importante é você conseguir lembrar e associar as informações apenas observando o mapa.
Então, que tal experimentar esta ferramenta para lhe ajudar em seus estudos? Posso garantir que será uma ótima ferramenta para seus resumos e para ajudar a compreender matérias muito grandes ou confusas. Com os mapas mentais, o seu curso de Administração ficará bem mais fácil de entender.
Esta ferramenta também é excelente para os estudos para concursos públicos.
FONTE: SobreAdministração