Posted by : Unknown sexta-feira, 19 de abril de 2013

Iniciativa é de uma empresa nascida na Paraíba e pode alavancar projetos científicos que pesquisam a cura de doenças como câncer e a

preservação de espécies

Todos os dias, vemos notícias sobre a crise financeira causando danos à saúde econômica em todo o mundo. Mesmo assim a crise nos parece distante, dando a impressão de que só banqueiros e grandes investidores sofrem com isso. Porém, existem mercados que dependem de grandes investimentos, e que nos atingem diretamente. A pesquisa científica é um bom exemplo disso. Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia indicam que o somatório dos investimentos públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento chegaram 1,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O Brasil investe 5,6% do PIB em educação, sendo que deste total, apenas 0,04% são destinados à pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente os projetos de desenvolvimento em bioinformática e genética são financiados por instituições de ensino, governos ou grandes laboratórios, concentrando o investimento em um privilegiado grupo de profissionais. Como a verba é restrita e a demanda por pesquisas e estudos ligados à genética não pára de crescer em todo o mundo, uma pequena empresa brasileira, que nasceu na Paraíba, idealizou o primeiro crowdfunding especializado em pesquisas genéticas, o Dodo Genetics Crowdfunding. “A proposta do Dodo é democratizar a pesquisa, tornando possível para qualquer pesquisador inscrever seu projeto e conseguir financiamento coletivo”, explicou Vinícius Maracaja-Coutinho, fundador da empresa.

Existem diversas iniciativas de crowdfunding ligadas à pesquisas cientificas em geral, mas nenhuma ainda especializada na área de genética. “Para se ter uma ideia, só os projetos uBiome e American Gut, através do site Indiegogo, conseguiram levantar juntos mais de 600 mil dólares, contando apenas com a curiosidade de pessoas comuns pela ciência. Isso provou à comunidade científica que é possível criar novas formas eficientes de financiamento que não apenas ligados ao governo e à poucas grandes empresas”, acrescentou Vinícius.

Vinícius lembra que “cada vez mais a ciência tem se tornado colaborativa, Citizen Science permite com que diversos pesquisadores, amadores ou profissionais, e também a sociedade, possam colaborar em questões relativas a pesquisa em larga escala. O Crowdfunding é mais um deles.” O Dodo vai permitir com que a sociedade reflita e colabore com a execução da pesquisa cientifica, aproximando a ciência e o cidadão comum.

Assim como a crise financeira mundial, a área de genética pode parecer um pouco distante do cidadão comum, mas a pesquisa genética está no cerne de grandes questões da saúde humana e do meio ambiente, como o desenvolvimento de novos medicamentos para doenças como a Diabetes ou a descoberta dos motivos que podem levar à extinção de diversas espécies, antes que esta suma por completo.

Crowdfunding

No início dos anos 2000, com a popularização do uso do cartão de crédito pela internet, uma nova modalidade de financiamento surgiu nos EUA: o crowdfunding ou financiamento coletivo, baseado em micropagamentos, surge como solução para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e ideias inovadoras. O financiamento coletivo popularizou-se com projetos culturais de cinema, música e teatro e hoje existem sites decrowdfunding especificos para cada segmento.

O funcionamento é simples: o usuário abre um projeto no site de financiamento coletivo, explicando a ideia e determinando um valor mínimo necessário a ser levantado para a realização do projeto, dentro de um determinado prazo. Qualquer pessoa pode contribuir com qualquer quantia, com doações que vão de R$ 1,00 até valores maiores. Em contra partida, o financiador recebe recompensas que variam de acordo com a quantia investida, determinadas pelo idealizador do projeto. Caso o valor mínimo exigido não seja alcançado dentro do prazo, o dinheiro é devolvido para os seus respectivos doadores.

 

 

Fonte: administradores.com

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -