Posted by : Executive Consultoria Jr sexta-feira, 14 de junho de 2013

Quando se fala em sustentabilidade, tem muita gente que ainda se pergunta qual o verdadeiro conceito ou a aplicação no dia a dia das pessoas. Mas basta pensar um pouco adiante para ver claramente que o que a atual geração faz hoje tem influência direta, seja positiva ou negativa, nas gerações que estão por vir.
De maneira simplista, agir de forma sustentável seria planejar as atitudes para que as necessidades de hoje não prejudiquem a realidade de amanhã. O papo sobre a tal da sustentabilidade vem crescendo tanto que empresas começaram a se preocupar e a investir em atitudes sustentáveis. Muito mais do que ser bem vista no mercado, já se tornou uma necessidade e, por isso, surgem novas demandas, como por exemplo, o profissional de sustentabilidade. Mas quem é essa pessoa e qual a sua importância na empresa?
Segundo o membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), Paulo Vodianitskaia, esse novo profissional é aquele que atua para que a empresa em que trabalha contribua com o retorno na eco-esfera, sociedade e na economia. "Antes de mais nada, esse profissional deve ajudar a empresa a refletir qual o seu papel na busca pela sustentabilidade, considerando tanto a sua história, seus valores e a sua visão de futuro", comenta o especialista.
"[...] sempre achei que projetos de sustentabilidade pudessem ser implantados.
Tomei a iniciativa de criar uma agenda de metas e programas que devem ser 
desenvolvidos até o primeiro semestre de 2013"
CLARA SCHNEIDER, ASSISTENTE SOCIAL

Diante disso, o próximo passo é estabelecer prioridades, com metas que assegurem um bom retorno do investimento no rumo correto para a sustentabilidade. "As metas são mensuráveis e facilmente compreendidas, desde que o trabalho inicial de reflexão tenha sido bem feito", esclarece Vodianitskaia.
Uma função ainda nova e desconhecida para muitos públicos, mas que deve ganhar cada vez mais espaço dentro das empresas, sem importar se pequenas, médias ou grandes coorporações. Isso porque o atual modo de vida é insustentável, já que a grande maioria gasta mais recursos do que o planeta pode suprir. "É lógico supor que, dentro desse cenário, a demanda por produtos e serviços mais sustentáveis crescerá continuamente, ao mesmo tempo em que a margem de manobra das empresas se torna cada vez menor", analisa o membro da Abraps que completa: "Portanto, o melhor momento para se investir em sustentabilidade é agora".

Fonte: revista gestão e negocio

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -