- Back to Home »
- administração , Brasil , carreira , comercio , conhecimento , consumidor , curiosidade , Dica , economia , empreendedorismo , emprego , Empresas , inovação , internet , jovens , liderança , projetos , vendas »
- Eu sou um profissional correto
Posted by : Executive Consultoria Jr
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Quando se fala em sustentabilidade, tem muita gente que ainda se pergunta qual o verdadeiro conceito ou a aplicação no dia a dia das pessoas. Mas basta pensar um pouco adiante para ver claramente que o que a atual geração faz hoje tem influência direta, seja positiva ou negativa, nas gerações que estão por vir.

Segundo o membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), Paulo Vodianitskaia, esse novo profissional é aquele que atua para que a empresa em que trabalha contribua com o retorno na eco-esfera, sociedade e na economia. "Antes de mais nada, esse profissional deve ajudar a empresa a refletir qual o seu papel na busca pela sustentabilidade, considerando tanto a sua história, seus valores e a sua visão de futuro", comenta o especialista.
"[...] sempre achei que projetos de sustentabilidade pudessem ser implantados.
Tomei a iniciativa de criar uma agenda de metas e programas que devem ser
desenvolvidos até o primeiro semestre de 2013"
CLARA SCHNEIDER, ASSISTENTE SOCIAL
Diante disso, o próximo passo é estabelecer prioridades, com metas que assegurem um bom retorno do investimento no rumo correto para a sustentabilidade. "As metas são mensuráveis e facilmente compreendidas, desde que o trabalho inicial de reflexão tenha sido bem feito", esclarece Vodianitskaia.
Uma função ainda nova e desconhecida para muitos públicos, mas que deve ganhar cada vez mais espaço dentro das empresas, sem importar se pequenas, médias ou grandes coorporações. Isso porque o atual modo de vida é insustentável, já que a grande maioria gasta mais recursos do que o planeta pode suprir. "É lógico supor que, dentro desse cenário, a demanda por produtos e serviços mais sustentáveis crescerá continuamente, ao mesmo tempo em que a margem de manobra das empresas se torna cada vez menor", analisa o membro da Abraps que completa: "Portanto, o melhor momento para se investir em sustentabilidade é agora".
Fonte: revista gestão e negocio