Posted by : Executive Consultoria Jr sexta-feira, 5 de julho de 2013

Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo,ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Esse consumo representa um gasto por habitante de R$ 245,68.
Às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo, o Pyxis Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões), 42% do total do país, ao contrário do ano anterior, em que a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 16 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,8 bilhões (10% do consumo total do Brasil).
Potencial anual de consumo para calçados por classe
Classe
Número de domicílios em área urbana
% Domicílios
Potencial de consumo
(R$ milhões)
% Potencial de consumo
A
1.398.055
2,72
3.882,16
9,63
B
12.916.180
25,11
16.152,09
40,05
C
27.040.220
52,56
17.038,22
42,25
DE
10.087.588
19,61
3.258,54
8,08
Brasil
51.442.043
100
40.331,01
100
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência
Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale a metade dos gastos projetados para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).

Potencial anual de consumo para calçados por região
Região
Potencial de consumo
(R$ milhões)
% Potencial de consumo
Consumo per capita
R$/hab por ano
Norte
2.427,27
6,02
200,05
Nordeste
7.340,99
18,20
185,38
Sudeste
20.379,40
50,53
268,22
Sul
6.769,60
16,79
287,48
Centro- Oeste
3.413,75
8,46
264,56
Brasil
40.331,01
100
245,68
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 - IBOPE Inteligência


Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo, representado pelas classe B (R$ 9 bilhões) e classe C (R$ 8,2 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo com o Pyxis Consumo, será da classe A, da região Norte, projetado em R$ 204,17 milhões.



Potencial de consumo por classe e região

Classe
Sul
(R$ milhões)
Sudeste
(R$ milhões)
Nordeste
(R$ milhões)
Norte
(R$ milhões)
Centro Oeste
(R$ milhões)
A
748,60
1.959,55
547,83
204,17
422,00
B
2.824,26
9.057,90
1.985,30
841,82
1.442,82
C
2.804,67
8.210,43
3.617,01
1.091,18
1.314,93
DE
392,06
1.151,52
1.190,85
290,10
234,00
Total
6.769,60
20.379,40
7.340,99
2.427,27
3.413,75
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 - IBOPE Inteligência
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).
Portal do empreendedor

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

.

- Copyright © Executive blog - Notícias e Informações de Administração -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -