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- Consumo de calçados vai movimentar R$ 40 bi, sendo maior parte da Classe C
Posted by : Executive Consultoria Jr
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados neste ano, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo,ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Esse consumo representa um gasto por habitante de R$ 245,68.
Às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo, o Pyxis Consumo revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões), 42% do total do país, ao contrário do ano anterior, em que a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 16 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,8 bilhões (10% do consumo total do Brasil).
Potencial anual de consumo para calçados por classe
Classe
|
Número de domicílios em área urbana
|
% Domicílios
|
Potencial de consumo
(R$ milhões)
|
% Potencial de consumo
|
A
|
1.398.055
|
2,72
|
3.882,16
|
9,63
|
B
|
12.916.180
|
25,11
|
16.152,09
|
40,05
|
C
|
27.040.220
|
52,56
|
17.038,22
|
42,25
|
DE
|
10.087.588
|
19,61
|
3.258,54
|
8,08
|
Brasil
|
51.442.043
|
100
|
40.331,01
|
100
|
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência
Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale a metade dos gastos projetados para o país. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).
Potencial anual de consumo para calçados por região
Região
|
Potencial de consumo
(R$ milhões)
|
% Potencial de consumo
|
Consumo per capita
R$/hab por ano
|
Norte
|
2.427,27
|
6,02
|
200,05
|
Nordeste
|
7.340,99
|
18,20
|
185,38
|
Sudeste
|
20.379,40
|
50,53
|
268,22
|
Sul
|
6.769,60
|
16,79
|
287,48
|
Centro- Oeste
|
3.413,75
|
8,46
|
264,56
|
Brasil
|
40.331,01
|
100
|
245,68
|
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 - IBOPE Inteligência
Quando os dados de classe e região são cruzados, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo, representado pelas classe B (R$ 9 bilhões) e classe C (R$ 8,2 bilhões). O menor consumo de calçados no país, de acordo com o Pyxis Consumo, será da classe A, da região Norte, projetado em R$ 204,17 milhões.
Potencial de consumo por classe e região
Classe
|
Sul
(R$ milhões)
|
Sudeste
(R$ milhões)
|
Nordeste
(R$ milhões)
|
Norte
(R$ milhões)
|
Centro Oeste
(R$ milhões)
|
A
|
748,60
|
1.959,55
|
547,83
|
204,17
|
422,00
|
B
|
2.824,26
|
9.057,90
|
1.985,30
|
841,82
|
1.442,82
|
C
|
2.804,67
|
8.210,43
|
3.617,01
|
1.091,18
|
1.314,93
|
DE
|
392,06
|
1.151,52
|
1.190,85
|
290,10
|
234,00
|
Total
|
6.769,60
|
20.379,40
|
7.340,99
|
2.427,27
|
3.413,75
|
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2012 - IBOPE Inteligência
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).
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